Metrocard em Nova York, vale?

Oi gente,

Voltamos de Nova York no sábado. Pra variar, não consegui postar quase nada de lá, porque aproveitamos muito a cidade que nunca dorme, então deixei pra fazer as postagens depois.

Hoje falarei sobre o metrocard. Será que vale a pena? Na primeira viagem que fiz a Nova York, não compramos metrocard, mas usamos o metrô super pouco, só no dia em que fomos a Wall Street e ao Memorial do World Trade Center. Na primeira viagem, não conhecemos nada fora da Manhattan.

Dessa vez, queríamos sair um pouquinho da rota mais turística e resolvemos comprar o metrocard. Bom, uma corrida básica de metrô custa hoje 3 dólares. O metrocard para 7 dias custa 31 dólares (o nosso custou 32, com alguma taxa lá que a mulher falou mas eu não entendi) e além desse, temos apenas a opção para 30 dias, que custa $116,50. Infelizmente não temos opção para 5 dias, que é a média de estadia da maior parte dos viajantes. Porém, devo dizer a vocês que em 3 dias eu já havia pago o valor do meu metrocard.

Explico: No primeiro dia (quinta-feira, dia 29/11), ficamos em Long Island, e usamos o metrô para ir da Estação Grand Central (de onde chegamos do ônibus estilo shuttle que pegamos no aeroporto Newark) até o hotel. Fizemos check in, deixamos as malas, e depois usamos de novo o metrô para dar uma caminhada básica por Manhattan. E depois ainda fomos de metrô ao Brooklyn e voltamos para o hotel.

No segundo dia, pegamos metrô para ir buscar o carro que alugamos em Manhattan, pois fomos passar o fim de semana com meu tio em Danbury, Connecticut. No domingo, voltamos para NYC e ficamos hospedados em Manhattan mesmo, na 57th street, ao lado de uma estação de metrô. Então mesmo no domingo a noite já voltamos a usar o metrocard. E aí usamos diversas vezes na segunda, terça e quarta-feira.

Ainda teríamos a quinta-feira e sexta-feira de manhã na cidade, mas infelizmente, não havia um metrocard de 10 dias, que seria ótimo para nós. Mas nós fizemos as contas e vimos que seria melhor pegarmos mesmo no primeiro dia, mesmo que fôssemos perder o fim de semana em Connecticut, do que pegar só quando voltarmos. Afinal, vocês viram quantas vezes usamos o metrô só na tarde e na noite do primeiro dia né?

Assim, vimos que o metrocard foi uma escolha muito boa. Mesmo que nós tenhamos caminhado muito em NYC, fomos para bairros como Brooklyn, Westvillage, Eastvillage, e ainda fomos três vezes perto do Memorial WTC, uma vez para visitar o observatório One World, outra para pegar balsa para conhecer a Estátua da Liberdade em Ellis Island e finalmente para pegar o trem para ir a Hoboken.

Além disso, sempre terminávamos o dia perto da Times Square, e, mesmo não sendo muito longe, optávamos por voltar para o hotel por metrô, por causa do cansaço. Deixamos o dia que não contemplava o metrocard para fazer os passeios mais próximos, como Central Park, 5a Avenida, Rockefeller Center. E só pagamos a mais para usar o metrô na sexta-feira de manhã, em parte do traslado da volta para o aeroporto.

Assim, vale a pena usar o metrocard? Depende! No geral, vale! Vale se você fica cansado demais e não aguenta andar muito. Vale se você vai conhecer outros bairros. Só não vale se tudo que você for fazer for ali no miolo (tipo ir ao Empire State, Rockefeller Center, Broadway, Central Park) e só um passeio ou outro for muito longe, que foi o caso na primeira vez que estive em NYC.

Aliás, NYC continua incrível, a pé, de carro, de metrô, de balsa…. Não vejo a hora de colocar umas fotos por aqui! Em breve vou passar as fotos do meu celular e da máquina para o computador, e aí dou todas as minhas dicas! See ya!

Anúncios

Um comentário sobre “Metrocard em Nova York, vale?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s