Pompeia e Sorrento e suas surpresas!

Buona sera!

Gente, ontem foi dia de visitar o Vaticano, mas eu preciso de mais tempo pra falar desse dia! Então vou comentar sobre hoje! Hoje o dia, segundo meu roteiro, seria para visitar Pompeia de manhã e Sorrento à tarde, dormindo em Sorrento, podendo o almoço ser onde fosse mais fácil dos dois. Hoje o roteiro deu bem certinho. Então vamos para os detalhes..

Primeiro, todos os trens da Trenitalia eu comprei com antecedência pelo site, por orientação de que seria mais barato. Assim, comprei o trem para sair da Estação Termini em Roma às 06:26 da manhã (pois fui fazendo mais ou menos como o Marcelo do Tô indo para a Itália). O ruim foi que nós passamos dias cansativos em Roma e tivemos que acordar 5:15 pra dar tempo de fazer check out do hotel, ir de malas para a Estação de metrô Re di Roma (a que era perto do nosso hotel), chegar até a Termini e lá pegar o trem! Depois da experiência,  digo que poderia ter comprado o trem para uma hora depois, e mais pro fim do post explico o porquê.

Sobre o trem da Trenitalia: comprando pela internet, (como já expliquei aqui antes), você não precisa convalidar o bilhete na estação. Para os demais trens, precisa, porque eles não vêm com o horário certo da sua viagem,  e você pode pegar o trem até mesmo do dia seguinte se quiser. Aí tem uma maquininha (fora do trem, ainda na estação) para convalidar o bilhete. Quando se compra na internet, como já se escolhe horário e assentos, não precisa. Bom, no meu trem passou um senhor da companhia perguntando pelos bilhetes. Se você estiver com um comprado la na estação sem convalidar, corre o risco de ser multado.

Continuando, o trem era para ir até Nápoles. Não há trens diretamente de Roma para Pompeia, porque são regiões diferentes. Já não é possível comprar trem da Trenitalia de Nápoles para Pompeia,  porque pega-se um trem regional. Nesse caso, chegando na Estação Napoli Central, tem que ir até os guichês da Estação Circumvesuviana que funcionam lá mesmo! É um pouco chatinho de achar, mas tem placa pra todo lado.

Minha opinião agora que peguei um trem Intercity da Trenitalia: foi super tranquilo. O trem era limpinho, confortável, e chegamos uns 10 minutinhos antes, então não foi corrido para entrar e colocar as bagagens… aliás, o espaço para bagagens é pequeno (eu já sabia e por isso trouxe uma mala pequena e uma média) mas tava vazio, então de boa! E o trem da Circumvesuviana? Bem diferente, parece um busão, cheio… sem espaços para malas, então fomos em pé com elas (Até porque até para a gente não tinha lugar pra sentar). Mas no fim deu tudo certo! Ah, lembrando que esse bilhete tivemos que convalidar, mas o trem era tão cheio, que ninguém passou cobrando!

Foram duas horas de Roma a Nápoles e depois mais uma meia hora de Nápoles a Pompeia. Lembrando que deve-se descer na Estação Pompei Scavi – Villa Misteri. É que há outra Estação de Pompeia,  bem mais longe, pois é para a Pompeia atual. Existe? Sim, acreditam? Eu jamais moraria perto do Vesuvio, ao lado de onde aconteceu uma grande tragédia, mas aparentemente neguinho não tem medo disso! E nao tem mesmo, porque se tivessem, jamais fariam todo o trabalho que fazem com Pompeia (a antiga)!

IMG_7459

Essa foi a surpresa com Pompeia!  Resolvemos alugar um audioguia (em Português do Brasil,  aeeeee) pra ver se entendíamos melhor! Daí o mais interessante é ver que os historiadores, arqueólogos, e outras profissões que possam estar relacionadas com isso, sacam de tudo! Pompeia é uma cidade que foi tomada pela ira do Vesúvio, mas é uma cidade, ou seja, é grande! E é toda em ruínas, tendo algumas partes mais devastadas e outras não, mas os profissionais que entendem do assunto sabem explicar com detalhes e pormenores o que tinha lá no século II a.C ou na época do Vulcão em 79 d.C.

IMG_7480

Isso é, na minha opinião, o maior tesouro de Pompeia. Mas, eu confesso que, se você não é historiador, arqueólogo, ou um estudante aficionado, umas duas a três horas são mais que suficientes pra visitar! É que é muito grande e a gente fica exausto e depois de um tempo passa a ser tudo um monte de ruina mesmo e pronto! Assim, começamos o passeio umas 10h e pouco e meio dia e meia terminamos. Almoçamos por lá mesmo, mas achei furada! Pizza cara e marromeno (num lugar chamado Suisse) e tem uma lojinha bonitinha perto, e eu achei que tava bombando porque comprei um Limoncello por 12 euros e balinhas de limão siciliano por 5 euros, só pra descobrir depois em Sorrento o Limoncello por 8,50 euros e as balas por 3!

Bom, após o almoço, compramos ingressos de Pompeia para Sorrento na Estação qe havíamos descido antes e logo o trem chegou (lotado como o anterior). Chegamos em Sorrento, e a cidade litorânea é mesmo a gracinha que todos falam! Chegamos antes das 15h, em alguns minutinhos fomos a pé da estação para o nosso hotel, descansamos uma  meia horinha e fomos conhecer a cidade! E por isso eu disse que podia ter dormido uma horinha a mais de manhã. Andamos a cidade toda até as 17h30, e voltamos pro hotel pra descansar até a hora de ir jantar… a cidade é linda linda, mas pequena e rapidinho a gente vê tudo! Me falaram pra dormir em Positano ao invés de Sorrento, mas eu já tinha fechado o hotel, então deixei como estava e não me arrependi! Ah, comi o melhor sorvete da Italia até então, no bar Pollio, que tem uma vitrine de doces incríveis. O sorvete era de torrone!

O mar de Sorrento!

O mar de Sorrento!

Bom, jantamos e posso terminar o post dizendo mais uma vez que estou satisfeita com Sorrento! Fomos jantar hoje num restaurante aqui perto da praça principal, o Zi’ntonio e acho que comi o melhor risoto de frutos do mar da minha vida! Além disso estou apaixonada pelos vinhos Chianti, e olha que ainda nem fui visitar a regiao! É isso aí, espero que tenham gostado!

Janta Zi'ntonio!

Janta Zi’ntonio!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s