Roma antiga!

Buona sera! Gente, impossível escrever sobre o dia inteiro de hoje num único post! Vou ter que dividir em uns dez! Meu primeiro dia completo em Roma foi incrível! Foi frio,  muito frio!  Brasileiro acha que dá conta do recado mas é foda, me perdoem o palavrão! Comprei luvas e gorro…usei duas camisas e um casaco… amanhã vou colocar uma legging por baixo da calça jeans! Espero que dê!  Oremos!

E, como eu disse, não dá pra eu falar de tudo, então vou focar no  que mais gostei e no final espero dar umas dicas!

A entrada do maravilhoso Panteão!

A entrada do maravilhoso Panteão!

Hoje foi um dia dedicado à Roma antiga! A ideia era ver o Coliseu, Foro Romano, Palatino e Circo Massimo pela manhã,  almoçar e ver os Museus Capitolinos, o Monumento a Vittorio Emanuelle II e o Panteão à tarde. Aí eu achei que o nosso dia super rendeu porque eu consegui encaixar no fim uma visita à Igreja Santa Maria Sopra Minerva e um passeio pela Via del Corso (Zara de 5 andares, Dio, mio!). Só que só fui perceber quando cheguei no hotel que pulei as ruínas do Circo Massimo! Uma pena, e aí já fica a dica número 1! Peguem um mapinha e comecem pelo Coliseu, depois passem pelo arco, e depois vejam pelo mapa onde é o Circo e comecem por lá! Só depois desçam pelo Foro Romano e Palatino! É que depois que você descer o Foro, você não vai querer voltar! É muito chão de pedra pra andar de volta! Dica 2: chegue cedo! Eu tentei me organizar pra chegar ao Coliseu 8h30 que é o horário de abertura, mas só consegui chegar às 9h! Ainda assim foi ótimo! Tava bem tranquilo e depois foi enchendo de gente!  E a dica mais importante de todas: Roma Pass! Super valeu por causa dos metrôs! E também porque começamos pelo Coliseu! Então não pagamos nada para entrar no Coliseu e no Foro Romano, que contam como única atração! Também não paguei pra entrar no Museu Capitolino, porque contou como a segunda atração gratuita!  A partir das demais, é pago com desconto! Hoje todas as outras atrações que visitei eram mesmo gratuitas!

Bom, vamos ao que amei mais de Roma até agora, o que é missão quase impossível! O Coliseu é lindíssimo mas eu ameeeei o Panteão,  ou Pantheon! O Panteão foi inicialmente dedicado por seu arquiteto Marcus Agrippa para uma série de Deuses, e isso foi há mais de dois milênios. Mas desde o século VII é um templo católico. Funciona hoje como Igreja e, portanto, tem entrada gratuita! Nele, está o túmulo do Rei Vitório Emanuel II, mas o mais legal, na minha opinião, é que a cúpula é aberta para entrar luz solar. E aí nisso, entra chuva também né?  E o que fazer? Bom, ele tem um sistema de escoamento, com alguns furinhos em forma de gota no chão de mármore (aliás, tudo é de mármore! E mármores diferentes, de cores diversas, uma loucura! ), o que é bem impressionante se a gente pensar que tem mais de dois mil anos!

A cúpula aberta!

A cúpula aberta!

Fico por aqui, porque tenho que dormir pra acordar bem amanhã!  Sinto muito por não falar de tudo, mas prometo compensar com o tempo! Arrivederci!

O Panteão por dentro: mármore par todos os lados!

O Panteão por dentro: mármore par todos os lados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s