Antecedência vale à pena?

IMG_2829083842953

Um tópico muito comum em alguns sites e blogs relacionados a viagens é se devemos comprar passagens com antecedência ou não. A minha resposta para essa dúvida é: depende! Algumas variáveis devem ser levadas em conta na hora da compra de passagens.

Primeiro, planejamento é sempre importante!  Pra Tudo na vida!  Só que se planejar não significa precisar comprar as passagens um ano antes da viagem!  Você pode fazer pesquisas e reservar um montante mensal para a viagem, ainda que compre as passagens dois meses antes!

O que nos leva à segunda variável,  o perfil do viajante! Se você consegue poupar uma grana boa, você pode fazer seu dinheirinho render um pouco antes da viagem! E se você não tem uma viagem específica em mente,  pode aproveitar aquele dinheiro que tinha guardado pra se aventurar numa promoção! E esse segundo semestre teve muitas promoções de passagens aéreas, principalmente para os EUA e América do Sul e Central!

Agora se você não consegue se organizar com finanças,  a vantagem de comprar com antecedência é poder dividir as passagens em algumas vezes sem juros, começar a pagar hotéis divididos sem juros também só depois de já ter terminado de pagar as passagens! Depois dos hotéis juntar pra fazer o câmbio,  fora a possibilidade de obter um preço legal nas passagens! O problema é que câmbio e preço de passagens são imprevisíveis, e só quando a gente se habitua a fazer pesquisas, a gente consegue se dar melhor.

Outro fator que eu aprendi a lidar na marra foi com a ansiedade. Se você é ansioso como eu, essa parte é pra você! Como eu comprei as passagens pra viagem que vou fazer em março em maio do ano passado, eu criei uma ansiedade muito grande em relação à viagem! E só quem é ansioso sabe como é difícil lidar com isso! A vontade de sair contando pra todo mundo que eu ia viajar, eu olhando pra todo mundo tirando férias ao longo do ano e me roendo de vontade.. haha, parece besteira, mas não é!

Outra coisa que temos que levar em condição são os imprevistos! Comprar passagens com  antecedência significa que,  caso algo dê errado, você vai perder dinheiro! Eu e meu marido estávamos levando a vida numa calmaria e eis que surge a oportunidade de construirmos nossa casa!  Notícia maravilhosa,  mas nossa viagem virou plano B (e a minha ansiedade lá no topo). Quando fomos ver o quanto gastaríamos pra alterar datas ou alterar o trecho, quase caímos pra trás! Resolvemos prosseguir com a viagem, mas nos apertando um pouquinho mais.

Tá, Nayara, beleza, mas em termos práticos? Financeiramente, compensa comprar passagens com que  antecedência? Depende!  Mas vamos a alguns exemplos! Eu comprei minhas passagens para março de 2015 em maio de 2014. Vou de tap para Roma, de tap de Milão para Lisboa, de tap de Lisboa para Paris e por último de Paris para Brasília. Pagamos 3857 reais em passagens para nós dois juntos e com as taxas, ficou tudo  5049. Ou seja, uns 2500 pra cada!  O dólar já estava alto na época mas não tanto quanto após as eleições. Fazendo uma pesquisa rápida aqui pelo Decolar os  mesmos trechos custariam no total 5354 reais, e com as taxas 6651! Ou seja, mais de 1500 reais de diferença lembrando que a alta do dólar influencia também,  ou seja, mais um ponto a se considerar! A companhia aérea que apresentou os trechos mais baratos neste momento foi a AirFrance, mas mesmo assim deu um total já com taxas de 6654 reais! Vejam só,  as passagens estão mais baratas porém as taxas bem mais caras!

Porem, quando falamos de passagens nacionais, não há que se pensar em moeda estrangeira, e as variações de preço costumam ser menores! Mas, por exemplo, um destino que eu procuro para fins de semana como o Rio de Janeiro, quando compro com 3 a 4 meses de antecedência consigo ida e volta na faixa de 200 reais. Simulando aqui para o último fim de semana de abril ficou em 178 sem taxas a companhia mais barata. Já simulando para o último fim de semana de fevereiro, a mais barata sem taxas ficou em 195 reais. E, finalmente,  simulando para o último fim de semana de janeiro, já fica em 338 reais. Logo, não é necessário ter tanta antecedência,  mas alguma antecedência,  a não ser que a companhia aérea faça promoções inesperadas, é sempre necessária. 

Para resumir, é sempre bom ter planejamento, poupança, paciência para acompanhar câmbio e fazer várias simulações, se possível já uma data conveniente, ou, se puder, flexibilidade de datas! E com um pouquinho de experiência a gente  chega lá! Eu espero retornar a esse assunto em breve, pois sinto que ficaram faltando algumas informações,  principalmente relativas a feriados e a alguns destinos específicos!  Mas espero que tenha sido útil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s